Tempo e espaço cotidiano. Uma análise dos processos escolares em contextos pandêmicos (2020-2021)

Autores

  • María Victoria Pavesio Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas Universidad - Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.35305/rea.viXXXII.211

Palavras-chave:

Tempo, Espaço, Cotidianidade, Escolas, Pandemia

Resumo

Este artigo analisa as transformações que a pandemia gerou na cotidianidade escolar durante os períodos de 2020 e 2021, centrando-se no tempo e espaço cotidiano. Procura-se descrever e contrastar as suas reconfigurações, não só em relação aos regulamentos oficiais mas também em relação às condições concretas de existência das escolas e dos sujeitos particulares envolvidos em tais processos. Pressupõe-se que, embora o contexto pandémico tenha transformado o tempo e espaço escolar cotidiano em vários sentidos, estes são aspectos da realidade social que estão em constante mudança. O que varia de acordo com períodos históricos é o ritmo em que algumas mudanças ocorrem. Estes avanços são o resultado de uma investigação sócio-antropológica contínua, iniciada em 2016, centrada na análise do trabalho dos professores nas escolas primárias públicas em contextos de pobreza na cidade de Rosário. Este estudo é realizado a partir de uma abordagem teórico-metodológica relacional e com base num trabalho etnográfico intensivo e a longo prazo que combina várias estratégias de investigação: entrevistas em profundidade com professores e equipas de gestão, observações escolares e uma forma de co-pesquisa chamada Taller de Educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Victoria Pavesio, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas Universidad - Nacional de Rosario

Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas y Centro de Estudios Antropológicos en Contextos Urbanos. Profesora y Licenciada en Antropología, Universidad Nacional de Rosario. Doctoranda en Antropología, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.

Referências

Achilli, Elena (2017). “Construcción de conocimientos antropológicos y co-investigación etnográfica. Problemas y desafíos”. Cuadernos de Antropología Social (45): 7-20.

Achilli, Elena (2009). Escuela, familia y desigualdad social. Una antropología en tiempos neoliberales. Rosario, Editorial Laborde.

Achilli, Elena (2005). Investigar en Antropología Social: los desafíos de transmitir un oficio. Rosario, Editorial Laborde.

Ambao, Carolina, et. al (2021). Los sentidos en torno a la “continuidad pedagógica” en un contexto de reconfiguración social. Un estudio exploratorio. Serie Informes de Investigación N° 11. Buenos Aires: Ministerio de Educación.

Chendo, Mariana (2020). “Educación 2020: los migrantes forzados”. Iberoamérica Social. 7 de mayo. Recuperado el 15 junio de: https://iberoamericasocial.com/educacion-2020-los-migrantes-forzados/

Dussel, Inés (Comp.) (2020). “La clase en pantuflas”, en Dussel, Inés et al, (Comps.), Pensar la educación en tiempos de pandemia. Entre la emergencia, el compromiso y la espera (pp. 337-348). 1 ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE.

Elías, Norbert (1989) [1984]. Sobre el tiempo. Madrid, Fondo de Cultura Económica.

Hargreaves, Andy (1992). “El tiempo y el espacio en el trabajo del profesor”. Revista de Educación. Madrid, N° 298: 31-53. Disponible en: http://hdl.handle.net/11162/70344

Ezpeleta, Justa y Elsie Rockwell (1983). “Escuelas y clases subalternas”. Cuadernos Políticos, México, D.F, N°37: 70-80.

Heller, Agnes (1977). Sociología de la vida cotidiana. Barcelona, Ediciones Península.

Ministerio de Educación. (21 de mayo de 2020). Jornadas Nacionales de Formación Docente. Apertura y primera mesa [Archivo de video]. Panel de apertura: ¿Reinventar la escuela? ¡Reivindicar la escuela! Reflexiones desde una perspectiva histórica. Rockwell, E, Caruso y M. Arata, N. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=b-ar2w23QU4

Morgade, Graciela (2020). “La pandemia y el trabajo de las mujeres en foco: acerca del “cuidado” como categoría y ejes de las políticas”, en Dussel, Inés, et al (Comps.), Pensar la educación en tiempos de pandemia. Entre la emergencia, el compromiso y la espera (pp. 53-62). 1 ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE.

Pavesio, M. Victoria (2020). “Trabajo docente y pandemia. Un análisis socioantropológico de experiencias magisteriales (Rosario; Argentina)”. Revista del IICE, 48, jul/dic. Pp 223-237. Disponible en: https://doi.org/10.34096/iice.n48.10214

Quiroz, Rodrigo (1992). “El tiempo cotidiano en la escuela secundaria”. Nueva Antropología, XII (42): 89-100. Recuperado el 15 junio de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15904207

Rockwell, Elsie (2018). Vivir entre escuelas: relatos y presencias. Antología esencial. Arata, N; et al, (Comps.), 1 ed. Buenos Aires: Clacso.

Rockwell, Elsie (1985). “Etnografía y Teoría de la investigación educativa”. Dialogando, N°8. Publicación de la RLICRE. Santiago; Chile.

Rockwell, Elsie y Ruth Mercado (1988). “La práctica docente y la formación de maestros”. Investigación en la Escuela, DIE, Nº4: 65-78.

Universidad de Antioquia. (24 de abril de 2020). Ciclo internacional de conversatorios: Educación y humanidad en tiempos de pandemia. Perspectivas multisituadas. [Archivo de video]. Conversatorio virtual Nº1. Southwell, M. y Batthyány, K. Facebook. https://www.facebook.com/152642552902/videos/1091536211218126.

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Pavesio, M. V. (2023). Tempo e espaço cotidiano. Uma análise dos processos escolares em contextos pandêmicos (2020-2021). Revista De La Escuela De Antropología, (XXXII). https://doi.org/10.35305/rea.viXXXII.211

Edição

Seção

Artículos Libres