Um mapeamento alternativo: corpos feminizados e sua relação com o saber nas instituições de ensino.

Autores

  • Valeria Sardi Universidad Nacional de La Plata
  • Ana Carou Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Universidad Nacional de La Plata
  • Pilar Cobeñas Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.35305/rea.viXXXI.204

Palavras-chave:

corpos, conhecimento, contextos educacionais.

Resumo

Neste artigo apresentaremos resultados do projeto de pesquisa de cooperação internacional do Grupo "Conhecimento Corporal" "Aprendizagem corporal na escola formal" (IDIHCS-FAHCE-UNLP/CINDE).

Nossa investigação faz parte de uma perspectiva transdisciplinar que leva as contribuições da antropologia dos corpos, filosofia política, estudos queer, pedagogia e didática da linguagem e literatura.

Focaremos na análise de um corpus de cartografias corporais de mulheres -estudantes do ensino médio e professores em formação- no qual se mistura a relação entre conhecimento disciplinar e conhecimento de gênero na construção de suas identidades sex-genéricas. Nesse sentido, pesquisaremos o modo em que são configuradas essas cartografias corporais das mulheres, onde são visíveis experiências ligadas a lutas feministas, violência de gênero, vínculos afetivos, padrões de beleza e estereótipos sex-genéricos.

Como os corpos dessas mulheres são configurados? Quais  dimensões da ordem do afetivo, sensorial-motor, emocional, epistêmico estão presentes nesses corpos de alunos e professores em formação? propomos  algumas hipóteses que dão respostas  sobre a ligação entre corpos e conhecimento em contextos educacionais da Argentina- em duas instituições de ensino - uma universidade pública e uma escola de ensino médio.

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Biografia do Autor

Valeria Sardi, Universidad Nacional de La Plata

Profesora y Doctora en Letras (Universidad Nacional La Plata). Se desempeña como Profesora Adjunta Ordinaria a cargo de la Cátedra Didáctica de la lengua y la literatura II. Es investigadora en el Centro Interdisciplinario de Investigaciones de Género en el Instituto de Investigaciones de Humanidades y Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la UNLP. Es miembro del GT CLACSO “Territorialidades, espiritualidades y cuerpos” y forma parte de la Red de Antropología de y desde los cuerpos. Ha publicado, entre otros libros, Escrito en los cuerpos. Experiencias pedagógicas sexuadas (2019).

Ana Carou, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Universidad Nacional de La Plata

Profesora en Letras (Universidad Nacional La Plata). Becaria doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Argentina) e investigadora en el Centro Interdisciplinario de Investigaciones de Género en el Instituto de Investigaciones de Humanidades y Ciencias Sociales de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la UNLP. Se desempeña como docente de Literatura en escuelas secundarias. Es miembro del GT CLACSO “Territorialidades, espiritualidades y cuerpos”. Ha participado de publicaciones relacionadas a la enseñanza de las Letras desde una perspectiva de género, entre ellas, Territorios de la ESI en la lengua y la literatura (GEU, 2019). 

Pilar Cobeñas, Universidad Nacional de La Plata

Prof. y Lic. en Cs. de la Educación. Especialista en enseñanza de las matemáticas en el nivel inicial y primario, Magíster en Educación y Doctora en Cs. de la Educación (Universidad Nacional de La Plata) Se desempeña como Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra Pedagogía de la Diversidad y docente del seminario Enseñar y Aprender en Aulas Inclusivas (UNLP). Es investigadora en temas vinculados con la educación inclusiva, género y discapacidad. Es miembro del GT CLACSO “Territorialidades, espiritualidades y cuerpos”

Referências

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Fuentes

Entrevista 1: Claudia, estudiante de una universidad pública, 20 de noviembre de 2018.

Entrevista 2: Micaela, estudiante de escuela secundaria, 5 de octubre de 2018.

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Sardi, V., Carou, A., & Cobeñas, P. (2022). Um mapeamento alternativo: corpos feminizados e sua relação com o saber nas instituições de ensino. Revista De La Escuela De Antropología, (XXXI). https://doi.org/10.35305/rea.viXXXI.204

Edição

Seção

Dossier Cuerpo(s)/corporalidad(es), género(s) y sexualidad(es)

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